Passeio Ecológico na Ilha do Amor

Em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Sustentável, o Projeto Espaço Jovem participou do 1º Passeio Ecológico na Ilha do Amor, contando com a participação de todos os seus membros e o biólogo ambientalista Leonel. No referido passeio, os adolescentes participantes do Projeto, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da nossa riqueza em fauna e hidrografia, percebendo a importância de uma consciência ambiental preocupado com a preservação de tais riquezas.

Espaço Jovem promove Capacitação de Novos Membros

A coordenadora do Projeto Espaço Jovem de Camocim Rafaela Carvalho Prado Ribeiro, tendo em vista a continuidade das atividades desenvolvidas pelo projeto no município, priorizou a realização de uma capacitação para 20 adolescentes nas seguintes temáticas: Protagonismo Juvenil, Gravidez na Adolescência, Drogas e Sexo na Adolescência e suas consequências.
A referida capacitação realizou-se aos sábados do mês de setembro de 2009, no Liceu de Camocim com a carga horária de 72 h/a. Para os adolescentes participantes, essa capacitãção foi de grande importância, pois só assim obterão êxito a frente das atividades do projeto, nos trazendo ainda mais reconhecimentos municipais, estaduais e nacionais.

Camocim recebe Certificado de Honra ao Mérito por Incentivo ao Protagonismo Juvenil

Em reconhecimento ao belo trabalho dos adolescentes do Projeto Espaço Jovem, Camocim foi agraciado com um Certificado de Honra ao Mérito da Secretaria Estadual da Saúde pelas atividades desenvolvidas nas áreas de: educação em saúde, protagonismo juvenil e preparação de jovens para o mercado de trabalho. Na oportunidade, o prefeito Chico Vaulino, reprensentado por sua acessora de comunicação Ludovica Duarte, recebeu as homenagens.

SESA PROMOVE ENCONTRO “PROTAGONISMO JUVENIL”

Os municípios de Camocim, Viçosa do Ceará e Horizonte, que estão cumprindo os objetivos do Projeto Espaço Jovem, de promover a participação juvenil no exercício da cidadania com ações de educação em saúde e prevenção de agravos, serão reconhecidos pela Secretaria da Saúde do Estado, com entrega de certificados, durante o encontro “Protagonismo Juvenil – mobilização de gestores para implantação e consolidação nos municípios prioritários”. O evento aconteceu no Magna Praia Hotel, Avenida Beira-Mar, no último dia 22. No encontro, 12 municípios firmaram termo de compromisso para a implantação do Projeto Espaço Jovem.
Com recursos do Tesouro do Estado, a Secretaria da Saúde adquiriu e vai liberar até o final deste mês 10 microcomputadores para implantação do Centro de Ação Jovem (CAJ) em 10 municípios com o Projeto Espaço Jovem já implantados. Receberão microcomputadores para a implantação do CAJ os municípios de Fortaleza, Horizonte, Aracati, Itaiçaba, Amontada, Viçosa do Ceará, Tauá, Novo Oriente, Quixeramobim e Camocim.

PARA REFLEXÃO

CONSELHO TUTELAR

O conselho tutelar é o órgão responsável em fiscalizar se os direitos previstos no estatuto da criança e do adolescente (ECA) estão sendo cumpridos.
No conselho tutelar são os principais responsáveis para fazer valer esses direitos e dar os encaminhamentos necessários para a solução dos problemas referentes à infância e adolescência. Podem ser encaminhados para o mesmo caso de negligência, crueldade e agressão que tenham como vitimas crianças e adolescentes, ao receber denúncia de que alguma criança ou adolescente está tendo seu direito vedado, o conselho passa a acompanhar o caso para definir a melhor fama de resolver o problema, pois o mesmo tem o poder de requisitar que os serviços públicos atendam a essas necessidades. Requisitar, aqui não é mera solicitação, mas é a determinação para que o serviço público execute o atendimento.
Caso as requisições não sejam cumpridas, o conselho tutelar encaminhará o caso ao ministério público para que sejam tomadas as providências jurídicas necessárias.
(Rafaela Ribeiro - Articuladora de Comunicação))

VIOLÊNCIA SEXUAL

No dia 18 de maio, é o dia nacional de luta contra o abuso sexual contra crianças e adolescentes, de acordo com a lei federal nº 9970/00. A data foi escolhida porque no dia 18 de maio de 1973 em Vitória – ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe medi alta daquela cidade.Esse crime ,a pesar se sua natureza hedionda, ficou sem culpados e muito menos pessoas punidas. Desde então essa data tem como objetivo um maço no enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes. A capacidade de mobilização dos diferentes setores da sociedade dos governos e da mídia para formação de uma opinião pública contra a violência sexual e ainda mais de incentivar as pessoas de denunciarem esse ato criminal que é abusar sexualmente de uma criança ou adolescente. De acordo com as razões acima é muito importante que nós nos mobilizamos nesta data, sobretudo crianças adolescentes e jovens, para que possamos marcar no cenário político a nossa repulsa contra essa violação aos nossos direitos humanos e sexuais.
(Rafaela Ribeiro - Articuladora de Comunicação)

II Monitoramento do Projeto Espaço Jovem

Nos dias 04, 05 e 06 de Março de 2009, realizou-se o II Monitoramento do Projeto Espaço Jovem no Município de Camocim, contando com a participação dos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara e Chaval. A secretaria estadual da Saúde, através do Núcleo de Atenção Primária – Área técnica do adolescente - objetiva com os Monitoramentos Regionais dar um maior apoio aos Centros de Ação Jovem nos municípios. O Evento se deu no Núcleo de Arte Educação e Cultura de Camocim (NAEC), 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRES) e Hotel Ilha. E para finalizar de uma forma agradável e Turística, nada mais que um passeio pela Foz do Rio Coreaú.

Ações do Projeto Espaço Jovem

Formando Lideranças

1º Liceu Folia - 20.02.09

Projeto Espaço Jovem marcou presença no 1º Liceu Folia, fazendo distribuição de preservativos, panfletos e dando um toque de consciência na galera do Liceu!

Fórum DCA - 17.02.09

O Fórum Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é uma articulação de ONG's e OG's, que atuam no enfrentamento de toda forma de violência sexual, a partir de ações que consolidem políticas públicas que promovam a proteção dos direitos ao pleno desenvolvimento sexual de crianças e adolescente acima de distinções religiosas, étnicas, ideológicas, partidárias, geracionais ou de gênero do Estado do Ceará, contando com a parceria do CREAS e do Projeto Espaço Jovem para mobilização dos(as) adolescentes e jovens do Município.

Dia do Adolescente - 23.09.08

Encontro em Fortaleza, na Escola de Saúde Pública do Ceará. Com a Participação do Projeto Espaço Jovem de Camocim, Horizonte, Itaiçaba, Viçosa do Ceará e Fortaleza.

Curso Relações Humanas

Entre os dias 16/08/2008 e 20/09/2008, realizamos um Curso de Relações Humanas. Com o objetivo de melhorar o convívio social entre os adolescentes, facilitando a troca de experiências e o amadurecimento pessoal e/ou profissional de cada envolvido. Encerramos o curso de uma maneira diferente, após um passeio pela Foz do Rio Coreaú e uma Visita à Ilha do Amor, a entrega de certificados ocorreu em plena Avenida Beira-Mar.

Debate Aberto - 14.09.08

O Projeto Espaço Jovem realizou no auditório Professora Sofia Leche do Liceu de Camocim um debate aberto com os temas Aborto, Gravidez Precoce e Métodos Contraceptivos. Tinham como objetivo atender e proporcionar aos Jovens da escola um conhecimento amplo sobre o assunto e orientar os mesmos a discutirem com seus colegas do bairro essas vulnerabilidades juvenis.

I Monitoramento Regional

O I Monitoramento Regional do Projeto Espaço Jovem ocorreu em Viçosa do Ceará, nos dias 30 e 31 de Julho de 2008, contando com a participação dos municípios de Camocim, Tianguá, Ubajara, Barroquinha e Chaval.

Curso Formando Lideranças

Entre os períodos de 10/05/2008 a 05/07/2008, o Projeto Espaço Jovem realizou o Curso Formando Lideranças, com o objetivo de desenvolver no educando habilidades de liderança, despertando-lhe a necessidade de aproximação de algumas ferramentas que possibilitem a capacidade de um caráter formativo. Em cada encontro, os participantes desenvolveram atividades dinâmicas interativas, individuais e em grupo, planejadas especialmente com foco nas competências de natureza cognitiva, atitudinal, liderança, ou seja, atividades que possibilitem a mobilização de conhecimentos / saberes, habilidades / atitudes. Ao final do Curso, foram premiados os participantes de melhor desempenho, além da entrega de certificados.

No Espaço Jovem, um grupo de crianças e adolescentes discute as vulnerabilidades da adolescência e repassa seus conhecimentos à juventude, numa linguagem simples, falando de jovem pra jovem. Com o apoio de articuladores adultos, 31 jovens da comunidade camocinense, com idades entre 13 e 19 anos, receberam durante 3 meses oficinas de capacitação sobre drogas, gravidez precoce, aborto, violência e prevenção de DST/ AIDS.

Os jovens protagonistas juvenis tornaram-se promotores do desenvolvimento integral da saúde do adolescente, transmitindo suas idéias e conhecimentos em escolas, comunidades e grupos de discussão.

Também fazem parte das ações os programas de intercâmbio municipal, na qual os jovens, em contato com outros grupos do Espaço Jovem adquirem novos conhecimentos e trocam idéias. Estas e outras atividades são propostas dos próprios jovens, que trabalham de forma voluntária e incentivam o voluntariado em suas ações.

Membros do grupo participam ainda como representantes da juventude camocinense nas Conferências de Assistência Social, do Meio Ambiente e de Saúde e na Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo a turma do Espaço Jovem, o Projeto dá vez e voz a juventude para reivindicar seus direitos. O poder público apostou nos adolescentes dando oportunidade para que eles repassem o conhecimento a outros jovens, facilitando a comunicação e compreensão da juventude sobre as vulnerabilidades sociais. Além disso, é a oportunidade de adquirir maturidade e experiência necessárias para o primeiro emprego.

O Projeto é uma iniciativa Federal, desenvolvida em parceria com o Estado e o Município, através das Secretarias de Saúde, Ação Social, Educação e a 16ª CRES – Coordenadoria Regional de Saúde, contando ainda com a parceria de toda a Administração Pública Municipal.

 
Criação, Gerenciamento e Designer by Rafael Pereira
E-mail: rpc.rafapereira@hotmail.com